Sent: Monday, January 28, 2002 6:32 PM
Subject: [java-list] JBuilder

Pessoal,

Estudei bastante sobre layout de telas usando Swing. Procurei não
usar as facilidades das ferramentas visuais justamente para aprender o
máximo possível. E acho que valeu a pena!!
Acontece que estou encarando um projeto onde tenho que desenvolver
muitas telas e muitas funcionalidades. Não justifica mais ficar
"reinventando a roda". Agora quero agilidade...
Conversei com um amigo que trabalha há muito com Java porque achei
muito precária a forma do Java de manipular interfaces. Esta =DIV>
estória de
LEFT/RIGHT/CENTER, NORTH/SOUTH/EST/WEST, ou ainda GridBagLayout tendo =DIV>
que
esboçar a tela, venhamos e convenhamos, é um saco e não fica do =DIV>
jeito que
queremos...
Este amigo falou que existe no JBuilder, que é a ferramenta que eu
quero aprender e utilizar, um tal de XYLayout, que está numa =DIV>
biblioteca
feita pela Borland que permite que eu faça um tratamento similar ao =DIV>
Delphi,
PowerBuilder, entre outros do gênero, ou seja, posso arrastar o =DIV>
componente e
colocá-lo exatamente no ponto onde eu quero, construindo livremente a =DIV>
tela.
Vale ressaltar aqui que eu já sei que a plataforma onde a minha =DIV>
aplicação
irá rodar é Windows...
Consegui uma versão JBuilder Foundation, que disponibiliza a maioria
das bibliotecas na cor cinza, como se não estivessem disponíveis...
Pergunto aos usuários de JBuilder: realmente só poderei utilizar
estas bibliotecas com a versão completa (Enterprise) ou tem como =DIV>
fazê-lo com
esta versão tipo Foundation ???

Obrigado...

Barrozo