Senhores fiquei entusiasmado pela discução por tanto aih
vai minha opniao.

Java só trabalha com passagem por valor.
Passgem por referencia ou valor he um conceito
programacional que pode ser provado da seguinte forma:

public int altera(int x){
 RETURN X++;
}

int y = altera(2);

Percebao que para eu alterar o valor da variavel y
através de um metodo "aterar" ele precisa retornar um
valor.
Este eh um procedimento de atribuicao por valor.
Agora:

public void alterar(int x){
 x++;
}
int y = 2;
alterar(y);

Voce nao tera y = 3 como resposta. Este eh o conceito de
passagem por referencia. Ou seja, a variavel (int x)
trabalha o valor contido no endereco de memoria de y.
Em java x tem outro endereco para tralharar o valor
enviado e seu valor so é retornado através do metodo
pelo return.
Até.

> Veja bem,
>
> O que é uma referencia ?? A referencia é um ponteiro
para um local na
> memoria. Em java não existem ponteiros porém o valor
do ponteiro (um int
> em C/C++) é passado a diferenca de Java para C/C++ é
exatamente essa.
> Para mim e milhares de ex-programadores passar por
valor é passar a
> classe inteira:
> void alterString(String s)
> em vez do endereço (referencia):
> void alterString(String *s)
> O que acontece em java é parecida com:
> String *s;
> int pointer = s;
> void alterString(int pointer){
> String *t;
> t = pointer;
>
> maravilha então estou passando um pointer por
valor .... mas estou
> passando a referencia ou não ???

como objeto ou

mas esta referência

> [...]