O exemplo anexo contém duas classes: XiqueXique.java (um wrapper para as
funções de transformação usando XSLT) e Mandacaru.java (um wrapper para o
FOP). Se você combinar as duas pode aproveitar a árvore DOM gerada por uma
na outra diretamente.

Para compilar e rodar você precisará do Xerces (para o XiqueXique) e de
cinco JARs distribuídos com o FOP: Avalon-Framework, Batik, Logkit, o
próprio FOP e o Xerces (para o Mandacaru). Se você não estiver usando Java
1.4, precisará também do JAXP. Isto tudo estando no seu classpath, o resto é
simples.

Em anexo está uma fonte XML: sonnet.xml que você pode transformar em XSL-FO
usando o estilo (também anexo sonnetfo.xml usando:

java -cp xerces.jar;. XiqueXique sonnet.xml sonnetfo.xsl > sonnet.fo

Você pode passar o arquivo FO para o Mandacaru:

java -cp xerces.jar;fop.jar;batik-libs.jar;avalon-framework.jar;logkit.jar;.
Mandacaru sonnet.fo > sonnet.pdf

O que irá produzir o PDF anexo. (Eu mudei o nome dos JARs para que ficassem
mais curtos)

Se você estiver usando o JDK 1.3 precisará também do JAXP.

Veja também: http://www.argonavis.com.br/cursos/xpjava/foptask.zip

[]s
Helder.