Neste caso não tem muito jeito, todos que vc menciona são produtos 100%
Java (Swing) e são pesados mesmo. Se vc precisar utilizar a capacidade
RAD, seria jbuilder, visual cafe, forte etc. senão precisa da rad,
utiliza um jcreator ou similar (leves) ou emacs com java plugin
(extremamente bom, até no windows), ou, se não precisar do RAD (eu
detesto) e precisa fazer modelagem tb, utiliza Rational XDE

--
"'You guys (at Microsoft) still don't get it,'
because it's sort of Java with reliability, productivity and security deleted."

                                        James Gosling