Marcio,

        Para vc desenvolver aplicações J2me vc precisa do toolkit j2me da
sun (www.java.sun.com), do emulador para palm (vc pode baixá-lo do site da
palm , www.palm.com) e do próprio Java Development Kit (também da Sun, é
claro). Para vc utilizar o emulador vc precisa de um imagem de uma ROM do
palm para o qual vc quer desenvolver. Caso vc não tenha um palm, vc terá
duas opções :
        1) se associar ao site da Palm como desenvolvedor ( arcando com um
custo de alguns dólares) para poder baixar uma ROM image de Palm, ou,
        2) gastar algum tempo procurando uma na internet.

         Se vc possui um palm, vc pode instalar um aplicativo chamado ROM
Image Transfer, que baixa um ROM Image do seu próprio Palm.

        No tolkit j2me da sun vc encontrará a documentação necessária para
criar as suas aplicações. Informações, tais como,  modelo dos arquivos
".jad", o conteúdo necessário do arquivo jar das aplicações (arquivos e
diretórios) e como utilizar a ferramenta "verifier". Não tenho certeza, mas
neste toolkit vc pode encontrar, além de emuladores e skins de celulares
j2me, um emulador para Palm (mas não tenho certeza). Mas de toda forma vc
vai precisar de uma ROM image de palm.

        Boa sorte...

Atenciosamente,

José Augusto Cerqueira Condé
Analista de Sistemas - NDS
[EMAIL PROTECTED]
Fóton® Informática e Serviços
(61) 362-3442 (BRB - Geras)

O BRB não se responsabiliza pelo conteudo da mensagem acima, sendo esta
responsabilidade exclusiva de seu autor.  A informação transmitida nesta mensagem
destina-se estritamente à(s) pessoa(s) acima referida(s), e contém informação
confidencial, legalmente protegida, para conhecimento exclusivo do(s) destinatário(s).
A leitura, exame, retransmissão, divulgação, distribuição, cópia ou outro uso desta
comunicação, ou ainda a tomada de qualquer ação baseada nesta informação, por pessoas
ou entidades que não sejam o(s) destinatário(s), constitui obtenção de dados por meio
ilícito e configura ofensa ao Art.5º, inciso XII, da Constituição Federal. Caso esta
mensagem tenha sido recebida por engano, por favor inutilize a mesma e, se possível,
avise ao remetente por e-mail.