Bom dia Leandro.

Vc pode criar um objeto apartir de uma Interface mas nao pode instancia-lo.

Enumeration e = new Enumeration(); //da erro

Agora, se vc criar uma classe que implementa uma determinada interface, vc
pode retornar uma instancia dessa classe para um objeto desta interface.

public class Enumeracao implements Enumeration
{
        public void metotoAImplementar(param parametro)
        {
                //bla, bla, bla;
        {
}

e no seu programa:

Enumeration e = new Enumeracao();
e.metodoAImplementar();

eh isso que acontece com o resultset. Agora so nao sei te dizer se ela e
implementada pelo driver do BD ou em alguem outro lugar da API, pois nao
estou com a documentacao aqui.

Abracos,

Bruno