Utilizo estes drivers normalmente em meu pc, declarei as variáveis de ambiente no AUTOEXEC.BAT, porém os caminhos do classpath com nomes do DOS:

SET CLASSPATH=C:\Java\bin;c:\Arquiv~1\Micros~2\lib\msbase.jar;c:\Arquiv~1\Micros~2\lib\msutil.jar;c:\Arquiv~1\Micros~2\lib\mssqlserver.jar

Assim quando o computador é inciado as variáveis são automaticamente declaradas.

import java.sql.*;

 public class Temporario {

 try {

 Class.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");

 } catch(java.lang.ClassNotFoundException e) {

   System.out.println(" Ocorreu um erro ao conectar-se com o driver ");

   System.out.println("* "+ e.toString());

   System.exit(1);