Não gere PDF. Gere XML. Depois, transforme XML em PDF. Gerar XML sempre é um
investimento. Com XSLT você transforma XML em qualquer coisa. Já PDF...

Você pode especificar gráficos em SVG (XML). Isto aqui desenha um circulo e
um retangulo:

<svg width="10cm" height="10cm">
  <circle style="fill: red" cx="3cm" cy="3cm" r="2.5cm" />
  <rect style="fill: blue" x="6cm" y="6cm" height="2.5cm" width="1.5cm" />
</svg>

E pode formatar uma página usando XSL-FO, que é uma linguagem de descrição
de página como PostScript, só que expressa em XML. Tem paginação, margens,
espaçamento, vínculos, etc.

Mas o ideal é GERAR tudo isto. Gere seus relatórios em XML. Decida sobre um
esquema que represente bem os seus dados em XML e depois escreva uma ou mais
Folhas de Estilo XSLT.

Por exemplo, você pode ter uma XSLT que transforma seus dados e gera
relatórios em HTML, outra que mescla vários XMLs diferentes em um arquivo
XML único (por exemplo, inclui no documento principal arquivos contendo
dados de tabelas), outra que gera versões de relatório em formato texto,
outra que pega os dados das suas tabelas e gera gráficos em SVG. Para gerar
um relatório paginado, formatado, você cria uma XSLT que gera XSL-FO e
embute seus gráficos SVG no meio do texto.

No final você tem um grande arquivo XML (na linguagem XSL-FO). Aí você o
transforma em PDF usando o FOP ou algum outro produto (como o RexderX XEP)
se o FOP não der conta (já que é Open Source e está numa fase meio parada).

Tendo os dados em XML você pode sempre gerar relatórios nos formatos que
quiser. Pode mudar de idéia sem perder investimentos. Se tem uma linguagem,
além de Java, que vale a pena aprender (e bem) é XSLT.

Eu dei uma palestra introdutória sobre essas tecnologias recentemente. Dê
uma olhada nos slides (e código-fonte). É um bom overview:

http://www.argonavis.com.br/palestras/xml/

Helder.

--
Helder da Rocha ([EMAIL PROTECTED])