Silvio,

A resposta é longa, mas vou tentar simplificar.

Falando de arquitetura J2ee, existe uma entidade especializada em camada de percistência. São os Beans de Entidade (EntityBeans). Ele pode ser de dois tipos: BMP ou CMP.

As operações padrões de persistencia (UPDATE, INSERT e Delete, por ex.) podem ser providenciadas automaticamente pelo container EJB (seu servidor). Para isto, seu entity bean deve ser um Entity Bean do tipo CMP (Container Managed Persistence).

Se você quiser gerenciar na mão todo o acesso ao SGDB, entao seu entity Bean deve ser do tipo BMP (Bean Managed Persistence)

Cada linha da tabela é uma instancia de um objeto EntityBean (CMP ou BMP).

Quanto aos relacionamentos entre tabelas, são atributos dentro do Entity que retornam Objetos da tabela relacionada. Se o relacionamento dor do tipo um pra muitos, o objeto de retorno será um Collection.

Existem ainda outras entidades que merecem um estudo mais detalhado como os schemas... mas isto da bem pra escrever um livro.. e dos grandes...  :)

Quer uma boa dica.. baixa o tutorial da sun sobre j2ee (java.sun.com/j2ee/tutorial)
É fantastico e vai iniciar você no mundo do j2ee.. estas dúvidas suas sobre persistencia são apenas a ponta do ice berg.. enjoy it.

PS: É óbvio que você tbm pode acessar a camada de dados de outras entidades como sessions, Messages... mas isto não muda muito as coisas.. so fica mais feio! :)

[]s
Leandro Bitencourt
Analista de Sistemas - IBM Brasil