Legal Viviane, espero que você faça ainda muitos projetos em jsp. Estou enviando para vc um bean de conexão com um banco de dados SQL, como vc usará o InterBase precisará do driver JDBC para o banco. Necessitará também de um servidor de aplicação como o Apache Tomcat ou o Resin, estes servidores você poderá baixar em www.jspbrasil.com.br .É necessário que você também tenha o arquivo jsdk.jar para poder compilar servlets com o JDK o qual estou enviando por email. Você deverá copiar o arquivo para a pasta %JAVA_HOME%\jre\lib\ext , em que %JAVA_HOME% é o diretório onde você instalou seu jdk. Estou enviando também um servlet de exemplo e um arquivo web.xml de exemplo para que você veja como se configura este importante arquivo em que servlets e outros serviços são mapeados para uma aplicação jsp. No mais é o suficiente para começar. Qualquer dúvida estamos aqui.

Sparc
----- Original Message -----
Sent: Thursday, July 18, 2002 2:25 PM
Subject: [java-list] Iniciante em JSP

Oi pessoal !!!
Eu não sei nada de JSP e estou tendo de fazer um projeto usando esta tecnologia, a princípio eu tenho que criar formulários onde serão inseridos dados que serão passados para um BD InterBase.
Alguém saberia me dizer por onde começar ??? Alguém tem algum exemplo que eu possa olhar ???
Desde já agradeço a ajuda !

Viviane Guimarães Ribeiro
NPT - Núcleo de Pesquisas Tecnológicas
UMC - Universidade de Mogi das Cruzes

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<!DOCTYPE web-app
    PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Web Application 2.3//EN"
    "http://java.sun.com/dtd/web-app_2_3.dtd";>

<web-app>
	<servlet>
		<servlet-name>teste</servlet-name>
		<servlet-class>TesteServlet</servlet-class>
	</servlet>
	<servlet-mapping>
		<servlet-name>teste</servlet-name>
		<url-pattern>/teste</url-pattern>