beleza marcos!!
cara vc pode utilizar os servidores web p/ executar servlets e jsp's!!
um servidor legal de utilizar p/ aprendizagem é o resin (www.caucho.com).
Mas se vc quer algo, apenas p/ treinar e testar servlets, eu recomendo vc
baixar o Java Servlet Development kit ( JSDK ), no site:
http://java.sun.com/products/servlet/index.html

ao baixar, descompact-o e insira o arquivo servlet.jar que está no diretorio
do java servlet development kit, para o diretorio c:\jdk1.2\jre\lib\ext
do seu jdk.
as servlets criadas insira por vc insira no diretorio webpages\web-inf\servlets
do java servelts development kit!
aí é só testar diretamente do seu browser!!
qualquer dúvida irei tenta-lo ajudar...é só enviar um email!!

até mais!!