Sent: Sunday, July 28, 2002 7:19 PM
Subject: [java-list] Help-me com cliente/servidor e erros de compilação!

Pessoal,

Gostaria de fazer duas solicitações.  A primeira eu já fiz, mas quero reforçar, pois ainda não consegui ajuda.  Gostaria que alguém se pudesse me ajudar no meu entendimento sobre aplicações cliente/servidor.  Até tentei fazer alguns exemplos mas não obtive êxito.  Será que alguém tem algum exemplo em java de uma aplicação cliente/servidor usando UDP ou TCP.  Por exemplo uma aplicação de upload/download ou ainda uma aplicação de correio, entre outras.  Ficaria grato a quem se dispusesse a tal ajuda, mais uma vez.  E outro detalhe o que necessitaria para ter esse tipo de aplicação funcionando.  Não sei se meu equipamento ou algum programa se faria necessário para que este tipo de aplicação funcione.
Meu equipamento: um IBM Aptiva K62, não ligado em nenhuma rede (de casa mesmo), 64 RAM, HD-8Gb
Programas instalados:  J2SDK1.4.0._01, JCreator
Desculpem minha ignorância, pois ainda sou iniciante mas em relação as API's gostaria que me explicassem a importância, ou seja poderia ter minha aplicação funcionando sem que as mesmas estejam instaladas?

A minha outra solicitação é quanto um problema que costuma acontecer quando mando compilar.  Geralmente as mensagens de erro são semelhantes a esta abaixo.  Alguém poderia me apontar o problema que está acontecendo?  Por favor me ajudem a solucionar estes problemas.  Estou me empenhando no entendimento e espero contar com o apoio de todos da lista.  Agradeço antecipadamente aos que se dispuserem me ajudar.  O programa que usei abaixo foi apenas a título de exemplo, pois minha intenção era aprensentar os erros que geralmente acontecem quando mando compilar alguns programas.  O interessante é que não acontece com todos os programas que mando compilar, alguns dão certo, outros não.

D:\d\Unzip\ThreeD.java:33: cannot resolve symbol
symbol  : class Matrix3D
location: class Model3D
    Matrix3D mat;
    ^
D:\d\Unzip\ThreeD.java:319: cannot resolve symbol
symbol  : class Matrix3D
location: class ThreeD
    Matrix3D amat = new Matrix3D(), tmat = new Matrix3D();
    ^
D:\d\Unzip\ThreeD.java:38: cannot resolve symbol
symbol  : class Matrix3D
location: class Model3D
 mat = new Matrix3D ();
                  ^