Senhores do Sou Java,

       Como muito de vocês, sou desenvolvedor de sistemas, tendo iniciado no mundo Java relativamente a pouco tempo. De um tempo para cá venho me dedicando sobretudo ao estudo de aplicações J2EE - EJB, Aplicações Distribuídas, com objetos de negócio, encapsulados, Sistemas escaláveis, etc, etc, etc.

       No entanto, venho sentindo uma certa dificuldade em descobrir como aplicar, ou melhor onde poderia se encaixar este tipo de tecnologia no meu cotidiano.

       Adoraria receber informações de vocês desenvolvedores J2EE, informações que possam esclarecer esta aplicação na prática. Gostaria de saber sobre alguns projetos que estejam sendo desenvolvidos

1) Quem no Brasil está acreditando e desenvolvendo aplicações corporativas?
2) Bancos e outras instituições financeiras?
        Indústrias, comércio?
3) Por acaso Java e J2EE está apenas atrelado a projetos de Internet or realmente acredita-se na comercialização de componentes padrões? Já existem componentes sendo vendidos, na qual minha empresa possa simplesmente escolhê-lo no mercado e realizar um deploy no dia seguinte?

4) Empresas que desenvolvem pacotes ERP e CRM tem investido consideravelmente na transformação disso tudo para tecnologia Java. Como está a integração de sistemas nas corporações e o mundo J2ee?

5) Como eu posso decidir se um determinado sistema vale a pena ser desenvolvido segundo o padrão j2ee? Sistemas pequenos, simples, faz sentido o desenvolvimento?

Agradeço a todos que responderem a este e-mail contando um pouco mais sobre os projetos que estejam envolvidos.

Abraços,

Edgar Takano
Editora Abril S/A
Sistemas de Assinaturas