Weverson,

Também trabalho com Powebuilder e, há dois anos em paralelo, com Java.

Entendo perfeitamente o ambiente que vc tem. Uma aplicação Powerbuilder
(.exe) no servidor e os clientes acessam o mesmo .exe pela rede. Porém,
neste modelo vc tem uma sobrecarga de tráfego na rede. Sobrecarga de
processamento no servidor e uma infinidade de desvantagens.

Quando vc pergunta "o que a linguagem tem para me oferecer?". Muito!!! Muito
mais do que vc imagina. Ela atenderá esta sua espectativa com a utilização
de tecnologias como RMI (Remote Method Invovation), JDBC, Swing e a
utilização de modelos de desenvolvimento tipo MVC (Model View Controller) ou
até mesmo um ambiente com Aplicattion Server o tão falado J2EE. Agora, o que
vc tem que ver, é que a linguagem Java não é apenas uma NOVA forma para
fazer as MESMAS tarefas que já fazemos. Ela te proporcionará NOVAS formas
para fazer NOVAS tarefas que atenderão seus mesmos/antigos problemas.
Entendeu?!?

Não queira reproduzir antigos ambientes com a tecnologia Java. Estude o que
ela te oferece para resolver seus problemas. Mantenha o foco neles, não na
tecnologia. E, se vc fizer isto, constatará que o Java é a solução para
estas suas necessidades.
[]´s

Rafael Pioli