1- Sim, pode!
2- Dependendo da aplicação, pode precisar.

 DBMS Tecnologia da Informação <[EMAIL PROTECTED]>
> Para    : <[EMAIL PROTECTED]>
> Cc      :
> Data    : Fri, 9 Aug 2002 11:25:47 -0300
> Assunto : [java-list] Informações Técnicas.
>
> Bom dia.
> Meu nome é Weverson, trabalho com Análise e desenvolvimento de siste
mas utilizando powerbuilder e estou estudando para migrar para Java.
> A minha dúvida é sobre o que a linguagem pode me oferecer, e o que e
u preciso mesmo saber é se tem como eu trabalhar fora do ambiente clie
nte/servidor, o que eu necessito é de um servidor e várias estações (P
C's) acessando um único executável e este executável estará dentro do
servidor, o powerbuilder permite eu utilizar esta técnica mas exige mu
ito das máquinas, e se o java oferecer este recurso eu teria que possu
ir máquinas potentes para suportar ou não haveria necessidade???