Ok, mas neste caso que voce apresentou sao situacoes diferentes, nao?!.
No primeiro exemplo as referencias apontam para apenas um objeto na memoria, porem
quando voce faz a chamada a new String("teste") para as variaveis voce esta na verdade
alterando ( recriando, ou algo assim ) os objetos, ou seja, agora sao objetos
distintos na
memoria.. eh isso?

Rafael steil