> Mas como estou comparando os bytes (uso String.getBytes() para converter o
> texto)  fico na inflexibilidade do case-sensitive ( a != A ) .
>
> Sei como contornar isso via algorítmo usando a tabela ASCII por ex., + como
> estou começando, gostaria de saber outras alternativas para isso OU se vc's
> fariam tb dessa forma.

detalhe: java usa a tabela unicode, e não ASCII.

Se você for buscar apenas texto, eu faria o seguinte: ao invés de comparar bytes,
compare as Strings:

byte[] palavraByte = (tira do Buffered);
String palavra = new String(palavraByte);
if (palavra.equalsIgnoreCase()) {

}

Mesmo assim, voce nao foge do problema de acentuacao.

Paulo

> Obrigado.
> Elieldo Martins
> Nova Iguaçu - RJ