Oi Dani, tudo bom? a solucao para o seu problema esta nas classes
NumberFormat e DecimalFormat. Por exemplo, veja o seguinte codigo:

import java.text.NumberFormat;
public class Numero
{
        public static void main(String args[])
        {
                NumberFormat nf = NumberFormat.getInstance();
                nf.setMaximumFractionDigits(3);
                double num = 100.34535345;

                System.out.println(nf.format(num));

Nesse caso, a chamada a  "NumberFormat nf = NumberFormat.getInstance();" ira
criar uma instancia da classe NumberFormat com as configuracoes regionais contidas
na sua maquina. A proxima linha de codigo, "nf.setMaximumFractionDigits(3);",
especifica um limite maximo de 3 casas decimais, e por fim, chamamos
"nf.format(num)" para realizar a formatacao. Note que o metodo format() retorna
String, entao um typecast possa ser necessario dependendo do que voce precisa.

A classe DecimalFormat tambem possui varias opcoes de configuracao, especialmente para
formatacao de numeros com base em algum padrao, por exemplo.

[]'s
Rafael Steil
---
http://www.guj.com.br