> Netra TecnologiaPessal,

>       Existe alguma api p/ ler PDF apartir do java???

      Élvis,

      O formato PDF não é um formato estruturado como HTML ou
XML. Ele é um formato para impressão/leitura, sem metainformação
de estrutura lógica. Quando você vê uma tabela, por exemplo, na
verdade você está vendo a disposição do texto em quadrinhos
desenhados. Por isso não faz uito sentido "ler" esse texto.

      A API que eu conheço que trabalha com PDF, a iText
(http://www.lowagie.com/iText/) pode adicionar coisas a um
documento PDF pré-existente e até mesmo usá-lo como um
template, mas *interpretar* por si só não é possível.

      Note que é software livre com licença dual LGPL/MPL.
Se você resolver modificar a API e redistribuir, terá que
repassar o código da API e das modificações com todos os
direitos de modificação e redistribuição para quem a receber.

      (Aliás, não tem nada a ver com o que você disse, mas
tenho que dizer: eu não entendo porque o pessoal dessa lista
ainda cisma de disseminar confusão falando uma palavra
dúbia como "free" em vez de um dos dois sentidos, "livre"
ou "grátis". Acho que a maioria do pessoal de mundo Java,
principalmente os egressantes do Windows, não sacou qual
é a do "free" software - software livre - até agora!)

      []s,

      Patola (Cláudio Sampaio)