Olá Rafael,
Em Java todos os parametros sao passados por valor.
Ao passar uma referencia a um objeto como parametro de um metodo, esta
referencia é passada por valor.
Se o conteudo do objeto passado como paramentro for alterado dentro do
corpo do método, esta acao tambem altera o conteudo do objeto original.
Ou seja, as duas referencias (parametro formal e o atual) referenciam o
mesmo objeto.
Mas, caso seja atribuido null à referencia de objeto passada como
paramentro de um metodo (parametro formal), esta ação não afeta a
referencia original (parametro atual).

Flavio

> como eu faco para que um dos parametros da minha rotina
> sejam passados por referencia, ao invez de somente por valor ?
>
> Rafael
>

> [Java, SouJava, List, class, HashSet ]

---

> historico: http://www.mail-archive.com/java-list%40soujava.org.br
> para sair da lista: envie email para java-list-

---

iBEST - Internet com alta qualidade de conexão.
GANHE ACESSO GRATUITO à Internet do iBEST em
http://discador.ibest.com.br