Olá colegas,

Tornar código sincronizado pode reduzir a performance consideravelmente,
dependendo do cenário da aplicação. Apesar de não considerar esta a
melhor condição, não acho tanta "loucura" assim utilizar métodos
estáticos com este fim, pois o problema não é se o método for chamado
várias vezes ao mesmo tempo, mas as consequencias que isto virá a ter
nos RECURSOS compartilhados,no caso, a base de dados, lembre-se também
que bases de dados gerenciam suas tabelas de forma a evitar múltiplos
acessos e dados corrompidos (em casos de auto-increment por exemplo), ou
seja, existem outros fatores a levar em consideração num caso como este,
é posível por exemplo, sincronizar os métodos ou objetos que inserem,
alteram ou deletam dados, pois os métodos que apenas lêem os dados não
representam risco a sua estrutura.

Bom, espero ter contribuído de alguma forma.

[]s

Carlos

--
/**