Olá Cássio,

Eu trabalho com Scokets e tenho um exemplo que acho que vai lhe ser muito
útil. Desenvolvi um chat pra empresa onde trabalho. Ele funciona como
aplicação, mas estou trabalhando para colocá-lo pra rodar como Applet, só
falta implementar a parte de socketPermission, que estou fazendo. Posso te
enviar o exemplo que funciona como aplicação e espero que você possa fazer
bom uso. Infelizmente o código fonte não está comentado, mas é bem simples.
Também falta uma busca por micros conectados, ou seja, quando o sistema
inicia ele já traz uma lista com os nomes dos usuários da empresa e,
internamente se conecta quando uma mensagem é enviada. se o usuário estiver
desconectado ele informa. É composto por apenas um aquivos que extende a
classe Thread. Pra funcionar como apllet basta extender java.applet.Applet e
implementar a interface Runnable. No final do código fonte tem como
instanciar um objeto que implementa Runnable. Tá tudo bem fácil.
Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Atenciosamente,
Wilder Rodrigues
Desenvolvedor Java/JSP