Está muito errado sim. Veja:
Java só fez sucesso porque mostrou ser verdadeiramente plataforma
independente ao permitir que programadores escrevessem pequenos
aplicativos e os executassem em um micro conectado à rede tendo nesse
aplicativo toda a funcionalidade da linguagem.
Um applet tem como funcionalidade a execução de códigos Java no
cliente. Por outro lado, os servlets surgiram do amadurecimento da
tecnologia Java, passando essa a ser usada também na criação de
conteúdo dinâmico. Um servlet não faz o que um applet faz e o inverso
também acontece. Por exemplo, um servlet não consegue usar
LiveConnect para acessar objetos HTML na pãgina como o applet
consegue, no entanto, o applet não consegue lidar com requisições
HTTP como o servlet consegue.
A tag de HTML applet, foi introduzida justamente para suportar os
mini-aplicativos em Java e não tem nenhuma relação com a classe
java.applet.Applet. Quando um applet é descarregado, a VM que está
instalada no navegador executa, na classe do seu applet, os métodos
da classe java.applet.Applet que estão sobre-escritos na sua classe,
por exemplo:
init(); start(); destroy();
Não existe esse nível de segurança que mensionou. O que acontece é
que por ter acesso à toda API Java, foi necessário limitar o que um
applet pode fazer no seu navegador do contrário, um código com pouco
mais de três linhas poderia simplesmente apagar todo o conteúdo de um
HD, ou pegar senhas armazenadas no micro, etc. Quantos vírus você já
ouviu que foram feitos em Java (não confundir com JavaScript, ou
JScript)?

Um abraço,

Lincolm