----- Original Message -----
From: rneto
Sent: Thursday, September 26, 2002 3:38 PM
Subject: Re: [java-list] DB Caché

João,

    Se você pretende usar um banco de dados relativamente barato, compre o SQLServer.

    Se você tem um pouco mais de recursos use o Oracle por ser mais robusto e ter outras vantagens.

    Sugiro nunca utilizar o Caché. Utilizei este banco de dados por cerca de 4 anos em uma empresa pública onde trabalhei. Só tive problemas.

    Na verdade o Caché é o antigo MUMPS, banco de dados hierárquico, com uma casca Relacional ou Orientada a Objetos em cima.

    A versão 2.1.7, que só tinha a casca relacional apresentava vários problemas, dentre os quais posso citar: não aceitava todo o SQL padrão (UNION, IN, etc), não podiam haver valores nulos em campos que fizessem parte de chaves pois senão ele se perdia na hora de usar índices, as consultas usando group by e order by eram muito lentas, além de problemas de estabilidade das portas que escutavam requisições ODBC.

    Se você usa o Caché como MUMPS puro, acessando globais e tudo mais, como nos velhos tempos, tudo funciona perfeitamente. Mas se você deseja usar o banco como relacional é uma desgraça. Nada funciona direito.

    Agora imagine este banco de dados sendo usado com Java. Que desgraça. Não faça isso !!!!!!

    Em suma, se você quer usar um banco de dados decente, não utilize o Caché, use o SQLServer, Oracle ou Sybase. Eu diria que até mesmo o Access é melhor.

    Um abraço a todos,

    Roberto Reis