Bom dia, senhores!

    Peço desculpas por retomar esse assunto quase antigo, mas considero-o
bastante importante. Ainda, uma boa conversa sobre ele certamente ajudará
muitos aqui, entre os quais certamente me incluo.

    Para facilitar, vou aproveitar o email do Anderson coo linha guia do
raciocínio. São mais de 3 da matina e eu já deveria estar dormindo a essa
hora.

    Devo lembrar desde já que o que escrevo aqui é unica e exclusivamente
minha humilde opinião, sem qualquer base factual clara que eu consiga
lembrar numa madrugada quente dessas.

>Como empregador, ressalto que vejo esses profissionais com "bons olhos",
embora, já tenhamos experiências de desenvolvedores não certificados, mas
mesmo assim de elevado nível técnico. Assim com também já "ouvi" histórias
(verdadeiras eu não sei), de pessoas que obtiveram uma certificação, porém
conseguiram isso, por um "ato de sorte" (estou dizendo num geral - não
somente desenvolvedores).

    O certificado é uma prova concreta de que você sabe os tópicos a ele
relacionado. O programmers, que eu tenho intenção de tirar em breve,
confirma que você tem um conhecimento profundo da linguagem em si, sabendo
como ela se comporta num nível que eu julgo bem profundo. Consequentemente,
é algo que empregadores gostam de ver, já que confirmam a capacidade
potencial do (futuro) empregado quanto ao domínio do Java.

    Acredito que seja possível que uma pessoa que nunca compilou um programa
em java consiga um elevado índice de sucesso no exame. Não achem, porém, que
julgo o exame fácil. Pelo contrário, considero sua base realmente forte e
firme. Só não testa se o examinado sabe usar a linguagem numa perspectiva
macro. Isso é deixado para os outros exames (com destaque ao Developer's).

    Não creio que seja possível certificação sem uma CONSIDERÁVEL dose de
esforço, treino e preparo. 85% para passar no teste não é pouco.

    Ainda, para uma empresa empregadora, ter profissionais certificados traz
uma vitrine boa para seus clientes e fornecedores. Isso mostra um potencial
de que o software feito pela empresa é limpo, enxuto e efetivamente cumpre
seu prometido.

    'Pedigree', porém, não é fator decisivo - apesar de ser um "diferencial
importante", como disse o Anderson.

    Há de se saber usar a linguagem no dia-a-dia, muito mais do que o
certificado em si. O conhecimento da linguagem Java de nada servirá se não
há uma estrutura para direcioná-la, como uma boa base em orientação a
objetos.  O natural é você primeiro ter a estrutura, depois o certificado...
e isso ajuda bastante para o examinado (que, com a base, terá facilidade no
exame) e para o certificado (que terá mais credibilidade).

    Opiniões são sempre bem vindas.

    []'s a todos,

    Gustavo Morpheus