esse negocio de "uma query a mais vai deixar a aplicacao um pouco mais
lenta" eh besteira... jah vi gente fazendo codigo q jogava todo o resultado
de um select pra um vetor, jogava o vetor na sessao e fikava fazendo
paginacao ali... imagina 30 usuarios navegando na tela q tem paginacao?!?!
tah loko...

qdo se desenvolve uma aplicacao web, subentende-se que o banco de dados vai
rodar PELO MENOS na mesma rede (intranet) q o servidor de aplicacao... botar
a aplicacao aki no brasil e o banco lah na nova zelandia, eh malukice do
arquiteto...

o mysql por exemplo vc pode usar a opcao LIMIT no comando sql pra fazer a
paginacao... "select * from tabela LIMIT 10, 10" vai trazer 10 registros a
partir do decimo registro do resultado do select... no oracle dah pra fazer
um esquema com rowid, rownum, sei lah qual deles... e por ae vai... se for
pra usar soh jdbc, bom, faz o select count, e usa um esquema com contador e
vai rodando resultset.next();

sobre o esquema de uma query a mais, axo besteira mesmo... hoje em dia os
bancos de dados estao com uma performance muito boa e as intranets estao
pegando fogo... jah vi codigos q faziam o seguinte.: na tela onde mostra os
dados de um registro qualquer, existia um link pra uma pagina de confirmacao
de exclusao... todos os dados eram passados no link!... algo como:

excluir.jsp?nome=Bruno Cesar
Borges&endereco=Florianopolis&telefone=(48)222-2222&nota=Usuario possui
autoridade de administrador&codusuario=2

tudo isso pra montar a tela de exclusao com os dados, e apenas repassar o
codusuario pra um servlet fazer a exclusao do banco... e nao ter q fazer uma
query a mais... :/ tosko isso...