Estou estudando a criação de reports com JasperReport e JFreeReport e estou um pouco confuso. Pelo que entendi eles utilizam XML como base para geração dos reports (além de TableModel no caso do JFreeReport).
A questão é: Tenho que fazer o código XML no braço ou existe algum gerador de código que faça isto?
Tentei utilizar o iReport que aparentemente deveria fazer isto, mas não consegui rodar, parece que tem que baixar a JVM da Microsoft e este utilitário fica atrelado ao Windows. É isto?
Outra coisa, pelo que entendi este código XML deve estar presente durante a execução da aplicação, certo? Desta maneira ele pode ser colocado dentro de um JAR para não correr o risco do usuário alterá-lo?
Estas dúvidas não existiriam se a documentação do JasperReport fosse um pouco mais explicativa. Alguém sabe onde encontrar uma boa documentação sobre o assunto além do site oficial?
Não entendo nada de XML e qualquer ajuda será bem vinda.

---