Bom dia Mariangela,
Segue abaixo um código de conexão com BD ACCESS via ODBC.
Vc só vai precisar trocar o nome da sua ODBC e colocar seu usuário e senha
que pode ver abaixo que o meu não tem.
Com esta classe vc ja tem todos os métodos para abrir um ResultSet, Executar
um select, insert update ou delete passando uma string
Por exemplo:

ConectaAcs con = new ConectaAcs();
con.connect();
String insSql = "select campo1, campo2 from tab1";
ResultSet rs = con.OpenRS(insSql);
while(rs.next()){
  System.out.println(rs.getString(1) + "<BR>" + rs.getString(2));
}

[]s,

Espero ter ajudado.

Fernando Camargo

/*******************************     CODIGO

package angenda;

import java.sql.*;

import java.lang.*;

public class ConectaAcs{

//public static void main(String[] args){

// ConectaAcs c1 = new ConectaAcs();

//}

private Connection Conn;

private ResultSet RS;

private Statement stmt;

private PreparedStatement pst;

private String InsSql;

private int RecAffected;

private String ErrMsg;

private String ConnState;

private String RSState;

final String CnStr = "jdbc:odbc:TesteAccess";

final String Uid = "";

final String Pwd = "";

public String getConnState(){

return ConnState;

}

public String getRSState(){

return RSState;

}

public ConectaAcs() {

InsSql = "";

ErrMsg = "";

}

public String getErrMsg(){

return ErrMsg;

}

public void CloseRS(){

try{

RS.close();

RSState = "closed";

}

catch(Exception e){

ErrMsg = "Error in CloseRS: " + e.getMessage();

public void CloseConn(){

try{

Conn.close();

ConnState = "closed";

}

catch(Exception e){

ErrMsg = "Error in CloseConn: " + e.getMessage();

public boolean ExecSQL(String vsql){

InsSql = vsql;

boolean ret;

try{

pst = Conn.prepareStatement(InsSql);

int result = pst.executeUpdate();

RecAffected = result;

pst.close();

ErrMsg = "";

if (result > 0){

ret = true;

}

else{

ret = false;

}

return ret;

}

catch(SQLException e){

ErrMsg = "Error in ExecSql: " + e.getMessage();

System.out.println(e.getMessage());

return false;

public ResultSet OpenRS(String vsql){

InsSql = vsql;

try{

stmt = Conn.createStatement();

// Inicio Query

ResultSet RS = stmt.executeQuery(InsSql);

ErrMsg = "";

RSState = "opened";

return RS;

}

catch(SQLException e){

ErrMsg = "Error in OpenRS: " + e.getMessage();

System.out.println(e.getMessage());

return null;

public void Connect(){

try{

Class.forName ("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");

}catch (ClassNotFoundException e){

System.out.println ("Driver não encontrado");

}

try{

Conn = DriverManager.getConnection ("jdbc:odbc:TesteAccess","",""); // Seta
a Conexão com o BD ACCESS

//Conn = DriverManager.getConnection(CnStr,Uid,Pwd);

if (Conn.isClosed()){

ErrMsg = "Not connected to database...";

ConnState = "closed";

System.out.println ("Not Connected...");

}

else{

ErrMsg = "";

ConnState = "opened";

catch(SQLException e){

ErrMsg = "Error in Connect: " + e.getMessage();

System.out.println(e.getMessage());