Olá Lincolm,

Deixa eu ver se entendi: então em um app server eu poderia ter um outro componente
rodando, mas que não se comunicaria com o mundo externo via protocolos internet, mas
via
um protocolo particular que eu criei para minha empresa, certo?
Se isso estiver certo, eu pergunto: isso é comum (a criação de protocolos
particulares),
ou acaba todo mundo usando http e SOAP nos seus componentes, e os componentes rodando
nos app servers na prática acabam sendo todos webservices??
Obrigada pela atenção.
Ana