- vantagem: o aprendizado em criar um cliente pra um O9i usando JDBC e a
escalabilidade que o DBMS da Oracle fornece;
- desvantagem: como vc mesmo disse, será que não é matar uma mosca com um
tiro de canhão? JDBC se aprende com QQ banco de dados relacional, seja
Oracle, DB2, SQLServer, MySQL, PostgreSQL, Sybase, Access(?!), porque, no
final das contas, o que realmente vai importar é só isso aqui:
Connection conn;
try{
     Class.forName(<classe_do_driver>);
     conn = DriverManager.getConnection(<url_pro_dbms>, <username>,
<senha>);
}catch(SQLException se){
//...
}catch(ClassNotFoundException cnfe){
//....
}
PreparedStatament ps = conn.prepareStatement(<instrução_sql>);
ResultSet rs = ps.executeQuery();// caso seu sql seja uma instrução do tipo
"select ... from ..."
//ou
int retorno = ps.executeUpdate(); // caso seu sql seja um INSERT, UPDATE ou
DELETE

Se vc aceitar uma sugestão, eu sugeriria que vc usasse o Prevayler
(www.prevayler.org) para armazenamento de dados.. isso foge um pouco do
escopo de JDBC, eu sei, mas é uma maneira bem interessante de se persistir
dados... ;)

colchetes

Daniel Quirino Oliveira