Gostaria de dar uma "peruada" nesse assunto e "ouvir" os comentários a respeito.
A princípio a escolha depende da complexidade da interface: se ela é simples, usa-se
web,
se não, usa-se java web start. Mas me parece que além disso, com o java web start há
também
a chance de se transferir mais processamento para a estação do cliente, desafogando o
servidor. Isso está certo?? Se está, acho que esse seria mais um critério de escolha:
quantidade de processamento que o aplicativo necessita.
Tem outra questão: o aplicativo java web start pode ser rodado off-line. Então se ele
não
depende de algum recurso do servidor, e não muda a  toda hora, pode ser mais
interessante
usar jws.

Ana Paula Brandão Lopes, M. Sc.
Universidade Estadual de Santa Cruz