Marco,

Um EJB é composto basicamente por

1) Component Interface (Local e Remote)
2) Home Interface (Local e Remote)
3) Bean Implementation Class

1) Component Interface
  Esta é a interface que representará o EJB para seu cliente, seja ele um applet, um servlet, um JavaBean comum ou qualquer outra entidade Java.
  A component interface expões todas as regras de negócio (métodos se você preferir) que um EJB forneceria para seus clientes.

2) Home Interface
    Esta interface funciona como um factory (de forma simples, um objeto que controla o ciclo de vida de um outro objeto) e é responsável por criar, localizar ou remover instancias de um EJB.
    Ele é o responsável por permitir que você acesse um EJB em um primeiro momento

O livro deve mencionar que existem interfaces Remote e Local, este conceito foi criado no EJB 2.0 e funciona da seguinte forma:
Interfaces Remote (Remote Home Interface e Remote Component Interface) são utilizadas quando o acesso ao EJB for feito por objetos clientes que estejam sendo executados em um
Virtual Machine diferente do que estiver executando o EJB Container. Eles obedecem a todas as restrições impostas pelo RMI/IIOP e permitem a transaparencia de localização dos objetos, uma
vez que o EJB Container poderá estar sendo executado na mesma máquina que o seu cliente ou em qualquer outra máquina acessível através de uma rede.

Interfaces locais ( Local Home Interface e Local Component Interface) são utilizadas quando o acesso ao EJB for feito por objetos clientes que estejam sendo executados na mesma
Virtual Machine que estiver executando o EJB Container. Elas não utilizam RMI/IIOP e não permitem a transaparencia de localização dos objetos, uma
vez que o cliente do EJB é obrigado a estar sendo executado na mesma VM (mesma máquina óbvio) que o EJB Container. Elas são utilizadas para estabelecer um meio de comunicação mais rápido entre os Entity Beans e os Session Facades, e para estabelecerem relacionamentos entre Entity Beans (criação de CMR-fields).

Espero ter ajudado,

Renato

Marco Antonio da Silva wrote:

Ola pessoal

 

Atualmente estou lendo o livro “Using Enterprise JavaBeans” da série Que e estou com algumas dúvidas se alguém puder me ajudar a entender alguns conceitos ficarei agradecido.

 

A literatura me apresentou inicialmente três tipos de objetos:

 

  1. Interface Local ou Remote.
  2. Interface Home
  3. Classe Bean

 

O objeto 3 está bem entendido, pois, são os meus objetos de negócios, iguais aos meus javabeans que já venho trabalhando nos servidores Web (como o Tomcat). Porém, os objetos 1 e 2 não compreendi bem como eles são utilizados pelo container EJB e qual a finalidade de cada um deles; prá mim os dois seriam a mesma coisa, tendo as mesmas funcionalidades, quais as diferenças entre eles?

 

Desde já agradeço qualquer ajuda, obrigado!!!

 

 

 ///,        ////

 \  /,      /  >.  

  \  /,   _/  /.   

   \_  /_/   /.    

    \__/_   <      

    /<<< \_\_      

   /,)^>>_._ \     

   (/   \\ /\\\

        // ````    

=======((`==================

M a r c o   A n t o n i o   d a   S i l v a

Analista de Sistemas

Fundação Faculdade de Medicina

============================

 

 


Responder a