Bem, ha muita diferenca sim, o Bean ser enterprise ou
naum...

Um Java Bean eh uma classe, concordo com vc...

Mas um Enterprise Java Bean eh um compontente, composto
de varias classes...

Realmente do ideal eh separar as classes no seu projeto,
como esta falando...

Tem que ter classes para conexao... E tb as classes que
vao executar o SQL...  Vai acessar com JDBC ou ODBC? Ha
exemplos na internet disso... Pelo google mesmo, voce
procura algo tipo "exemplo codigo JDBC" e deve achar...

Depois me fala no que deu...

T+, Felipe.