Ola, todos.

  Jah faz um tempo que acompanho a lista, mas ainda nao havia mandado
duvidas pra ca. Acho que chegou a hora.

  Bem, depois de apanhar onze dias em um equipamento WEG, esgotaram minhas
fichas. Preciso fazer com que uma aplicacao java se comunique com um
servoconversor via RS-232. Ate ai, sem problemas. Estou no kernel 2.4.19
com vmware rodando windows, para usar o software do fabricante. O software
pra windows funciona beleza. (Isso tira qq duvida sobre os cabos e
interfaces que tive que montar).
  Possuo a especificacao completa do protocolo e acredito estar seguindo
ela corretamente. Digo acreditar porque instalei uma versao do ttysnoopy
(sniffer para porta serial) para verificar o que se passava pela porta que
eu uso. Usando ele, posso ver que, alem dos dados da minha aplicacao ser
enviada, esses sao identicos aos enviados pelo software do fabricante que
roda no windows / vmware.
  Jah tentei com perl, c/c++ e agora java. Todos falharam. Estou tentando
usar agora a biblioteca javacomm junto com o IBM java 1.4. Configuro baud
rate, parity, timeout, stop bit da forma como especifica o manual.
  Apos ligar para a assistencia tecnica, consegui falar com o engenheiro
(unico) responsavel pela programacao do protocolo do servoconversor. Ele
soh sabe responder duvidas a respeito de Visual C++. Mesmo assim, me disse
que basta abrir a porta serial previamente configurada e depois usar write
e read.

  Gostaria de saber se alguem aqui jah programou algo para serial e se
poderia dar uma luz.

  Desculpem pelo tamanho da mensagem.

  []'s,

  Bruno.