Realmente o metodo stop() está "ultrapassado", entao voce tem que levar em
consideração que um thread "morre" quando ele termina seu método run(),
desta forma voce tem fazer algum desde de vez em quando para saber se a
"computacao" principal ja acabou e entao se essa condicao for true voce  sai
do run().
ex.:
public void run() {
    while(!condicao) {
        computacao

se o que voce quis dizer com  "igualar diretamente a thread em null" for
assim:

Thread thread = new Thread(Runnable);
/*e quando terminar a "computacao" fazer*/
thread = null;

isso nao para o thread nao, por exemplo, a classe abaixo mesmo fazendo a
=null, o thread continua executando e imprimindo o valor de i na tela:

public class Teste implements Runnable{
    int i;
    public void run(){
         while(true){
              i++;
            System.out.println("valor de  i = " + i);
              try{
                  Thread.sleep(1000);
              }
              catch(InterruptedException e){}
    public static void main(String[] args){
          Teste k = new Teste();
          Thread a =  new Thread(k);
          a.start();
    /* "igualando o thread a null" */
          a = null;
          System.out.println("a = " + a);

oks?
Espero ter ajudado, e se algo tiver errado, soh da o toq!
[]'s
Wagner