Olá, Marcelo

Realmente, quando temos uma estrutura try{}catch{}finally{}, o finally
sempre é executado.
Imagine a seguinte situação:
Você tenta gravar algo no banco, utilizando uma conexao que já está aberta.
Se conseguir (try), vc grava o valor, senão(catch), vc usa a mesma conexao e
grava um erro, e no final (finally) vc precisa fechar a conexao.
Para isso você poderia estar utilizando algo como:
conn = getConnection("c:\base");
stmt = conn.createStatement();
Try{
    stmt.execute("delete from usuarios");
}catch(SQLException e){
    stmt.execute("insert into erros (erro,data) values ('" + e.getMessage()
+ "',getDate())");
}finally{
   stmt.close;
   conn.close;

Nao sei se foi um exemplo muito feliz, mas a idéia é de usar um bloco
finally para fazer coisas que precisariam ser feitas em ambos os casos, como
fechar/destruir variaveis que foram utilizadas durante o processamento do
bloco try/catch.

ETA
[]s
Lincoln Masao Muraoka Junior