Luciano,

  Utilize o método setExtendedState( int  state)

Observações:
  a) Este método está disponível a partir da versão 1.4
  b) Como descrito na documentação do método: " Se o estado não for
suportado pela plataforma, nada acontecerá!"
  "Note that if the state is not supported on a given platform, nothing
will happen. The application may determine if a specific state is
available via the java.awt.Toolkit#isFrameStateSupported(int state)
method. "

Veja a documentação em
http://java.sun.com/j2se/1.4.1/docs/api/java/awt/Frame.html#setExtendedState(int)

Exemplo:

  JFrame f= new JFrame();
  f.show();

  // Para maximizar o JFrame
  f.setExtendedState( JFrame.MAXIMIZED_BOTH );

  // Para minimizar o JFrame
  f.setExtendedState( JFrame.ICONIFIED );

  // Para restaurar o JFrame
  f.setExtendedState( JFrame.NORMAL );

--
Leonardo Camargos de Almeida

Sistema Renavem de Serviços
  www.renavem.com.br

>Grande comunidade Java, estou necessitando que ao ser clicado em por
exemplo que ao ser disparado um evento ( evento que ainda vou tratar ),
o JFrame seja >minimizado , ou maximizado ( conforme minha necessidade
), estive dando uma olhada na api e não encontre nenhum método para
isto, alguém do grupo conhece >ou já usou estes métodos? Se puder me
passar quais são agradeço.