Halex, não sei se vou conseguir esclarece-lo porque trabalho com isso a anos, então
por incrivel que pareça fica difícil tentar explicar , mas vamos lá.

Primeiro, são coisas distintas.

Vou tentar por analogia.

O Servlet é uma solução java que funciona como o antigo CGI ou FastCGI,
é uma classe colocada em um 'Container' (ambiente de 'runtime') que passa
a receber o que você envia de um cliente (pode ser um 'browser'...)
Você envia uma fila de dados via Http por exemplo e no Servlet você tem um
método que recebe e trata essa fila de dados. ok.

O JSP (Java Server Pages) é similar ao ASP, é apenas uma forma
rápida e fácil de escrever uma página Html com 'partes' que serão
substituidas no servidor por alguma coisa que você queira.
Essas 'partes' podem ser escritas em Java (são os 'scriptlets'), mas
a liguagem com que você escreve essas 'partes' é indefinida, por
exemplo o Websphere 4.0 (um container Serlet/J2EE da ibm) aceita
_javascript_ como linguagem para JSP. No final das contas a
página JSP é transformada em Servlet.

Bom, sei que esta bem confuso, mas fique a vontade para perguntar.

Se quiser fazer seu trabalho acho que vai precisar de um bom livro.

Qualquer dúvida, estou a disposição.