Ola Fábio,

Eu acho que antes de usar ejb você deve avaliar se realmente precisa deles...
a não ser que você queira usar seu projeto como piloto para ejbs...

Mas de qualquer forma, se você for usar JSP/Servlets e JavaBeans, procure uma
framework, como por exemplo Struts, para que você possa trabalhar no
padrão MVC2 , não saia implementando diretamente
em JSP e Servlets... Você pode criar a sua se quiser,...

E na minha opinião tente minimizar a quantidade de _javascript_, e tente criar formas
de fazer o _javascript_ ser produzido pela framework, isso facilita a manutenção. algo como
o exemplo abaixo, que usei num pequeno projeto. :
<!-- @BEGIN_CONTROLADOR_E_VIEW -->
<jsp:useBean id="view" scope="session" class="estudo.EmissaoView"/>
<jsp:useBean id="controlador" scope="page" class="estudo.EmissaoCadastroClienteControlador"/>
<% controlador.init( request, response); %>
<!-- @END_CONTROLADOR_E_VIEW -->
<!-- @BEGIN_PADRAO -->
<script language="_javascript_" src="">
</script>
<!-- exibe mensagens da view para o usuário -->
<jsp:getProperty name="view" property="mensagemAlerta" />
Se quiser eu te passo o código dessa 'nanoFramework', é ridicula, mas se te ajudar,
ela tem o básico do MVC e faz alguns lances interessantes como controle de estado do
seu form, preenche beans automaticamente a partir do request, essas coisas...

Giuseppe.