(B (B (B
Há (Balgumas semanas atrás, acho que foi nessa lista mesmo, tinha um pessoal com (Bmuitas dificuldades em fazer um programa Java imprimir em impressoras fiscais. (BSe não me engano, a solução a que chegaram foi a criação de uma rotina JNI (Java (BNative Interface, são rotinas compiladas em uma outra linguagem nativa tal como (BC++ e depois anexadas no código Java) que conversava diretamente com a (Bimpressora.
(B

(B
Pois (Bbem, acontece que Applets não tem permissão para execução de rotinas JNI (pelo (Bmenos até onde eu sei, pois isso se trataria de uma enorme falha de segurança), (Bo que inviabilizaria a solução adotada.
(B

(B
Eu não (Bconheço muito de applets, talvez haja um modo de solicitar ao browser direitos (Bde acesso total à Java Virtual Machine e todos os seus recursos (incluindo (BJNI). Se isso for possível, então perfeito, é possível sim (Bfazer através do Java.
(B

(B
Agora, (Bse não for possível isso, um outro caminho seria utilizar um componente ActiveX. (BApesar dos browsers também imporem restrições em relação ao acesso ao hardware, (Bnesses eu sei que existe uma maneira de solicitar ao browser "acesso total" por (Bparte do ActiveX, e com essa rotina você conseguiria fazer a impressão (Bcorretamente.
(B

(B
Ambas (Bas soluções requerem um certo trabalho de codificação. O código em si nem é tão (Bcomplicado, o problema é essa gama de empecilhos que atrapalham um (Bbocado.
(B

(B
Outra (Bsolução seria fazer um executável e distribuí-lo nas máquinas que vão imprimir (Bna impressora fiscal. Esse executável estaria associado a um certo MIME-TYPE e (Btoda vez que chegasse um arquivo com uma extensão pré-definida (poderia (Bchamar-se .fsc) o programa seria ativado. Daí ele leria o conteúdo desse arquivo (B(em um formato proprietário) e jogaria o resultado para a (Bimpressora.
(B

(B
Daí (Bficou fácil: quando quisesse imprimir, basta abrir uma nova janela do browser (Bcom o link para o arquivo gerado dinamicamente (pode-se fazer uma página ASP, (BPHP, JSP ou qualquer outra tecnologia gerar o conteúdo) que simplesmente altera (Bo MIME para o tipo criado. Creio que essa solução seja bem simples de (Bimplementar, porém requer uma pequena instalação em cada computador que for (Bimprimir (o que não é nenhum transtorno em uma intranet).
(B

(B
Pois (Bbem, só consegui pensar nessas 3 soluções (todas elas para Windows (Bevidentemente), talvez hajam outras. Infelizmente nunca tive de mexer com (Bimpressora fiscal, porém suponho que a grande dificuldade seja comunicar-se em (Bmodo texto com ela.
(B

(B
{}'s
(B