From: Guioberto Costa Rodrigues [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Sent: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003 23:52
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: [java-list] Conexão JDBC-MySQL

Oi galera, tenho um projeto para concluir e já perdi alguns
dias só tentando conectar com o Banco de Dados, por favor
socorram-me.

O Banco de Dados é o MySQL e o driver é "org.gjt.mm.mysql.Driver",
cujo arquivo jar é: mysql-connector-java-3.0.6-stable-bin.jar

Estou desenvolvendo com o JBuilder7 no Windows, com o jdk1.3.1

Já fiz de tudo, coloquei o arquivo jar nos diretórios abaixo do
jdk1.3.1 e setei o CLASSPATH como variável de ambiente, por exemplo:

jdk1.3.1\lib         => CLASSPATH = C:\JBuilder7\jdk1.3.1\lib
jdk1.3.1\lib\rje     => CLASSPATH = C:\JBuilder7\jdk1.3.1\lib\rje
jdk1.3.1\lib\rje\lib => CLASSPATH = C:\JBuilder7\jdk1.3.1\lib\rje\lib
OBS.: não existe o diretório jdk1.3.1\lib\rje\lib\ext, onde já me
sugeriram colocar o arquivo jar.

Já criei uma library no JBuilder7 e incluí no Projeto, mas nada
funcionou, sempre uma ClassNotFoundException é lançada.

Abaixo o código da minha classe de conexão:

public static String CarregaBanco() {
    Connection con;

    // Carrega o driver para permitir conexão ao Banco de Dados
    try {
      // Carregando o JDBC driver
      Class.forName("org.gjt.mm.mysql.Driver");
      //Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
      con =
DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/bancovirtual","guioberto
","123456");
      //con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:dsnMySQL");
      return null;
    }
    catch (ClassNotFoundException ex) {
      // Driver não encontrado
      return "O Driver especificado não foi encontrado!";
    }
    catch (SQLException ex) {
      // Não está conseguindo se conectar ao Banco de Dados
      return "Não foi possível estabelecer conexão com o Banco de Dados!";

Vocês poderiam me detalhar o procedimento correto ?