Robson,

Você está confundindo um pouco os conceitos (sobre extends e implements):

Quando eu crio uma classe e extendo os métodos de outras (extends) eu estou usando metodos de outras classes dentro da minha classe...

Quando você extende uma classe, você tem acesso aos métodos da classe extendida (a não ser os métodos private), podendo inclusive sobre-escrevê-los
(a não ser que o método seja final ou private).

Quando eu uso implements eu implemento novos métodos de uma classe, dentro da minha classe...

Na verdade, você não implementa uma classe, mas sim uma interface.

qdo eu implemento, eu sou obrigado a declarar todos os métodos da outra classe dentro da minha?

Sim, você tem que implementar todos os métodos da interface, a não ser que você declare a classes como abstrata (nesse caso, essa classe não pode ser instanciada, somente suas sub-classes não-abstratas, e desde que elas implementem os métodos faltantes da interface).]

o que acontece se dentro dessa classe eu tiver variáveis (como posso acessar) ?

Se uma interface definir variáveis, a sua classe implementadora pode acessá-las normalmente (é muito comum, por exemplo, uma interface definir constantes - ou seja, variáveis final).

por favor, se alguem tiver algum exemplo que possa demonstrar, ficaria grato..

A parte do exemplo eu estou com preguiça de pesquisar, deixarei para os outros amigos javaneses :(

programo em C++, e estou migrando para o java e pintou essa dúvida...

Bem-vindo ao clube :)

Felipe

------------------------------ LISTA SOUJAVA ---------------------------- http://www.soujava.org.br - Sociedade de Usuários Java da Sucesu-SP dúvidas mais comuns: http://www.soujava.org.br/faq.htm
para sair da lista: envie email para [EMAIL PROTECTED] -------------------------------------------------------------------------