Estou tendo problemas em tentar comunicar com o banco de dados MySQL
utilizando o Connector/J. Ele carrega o driver através de uma chamada comum:

Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");

E quando eu tento fazer a conexão da forma:

conexao =
DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/nr",username,senha)
;

Ele dá uma exceção que diz: "Server configuration denies access to data
source"

Mas o usuário definido (username,senha) tem acesso à base "nr" (pelo menos
no modo de comando é possível acessar esta base). O que está errado?

Desde já agradeço a paciência e colaboração...

Fábio.