Oi Gente,

Falar sobre a experiencia qua alguem teve ou tem morando
fora do Brasil eh algo muito complicado. Cada individuo vai
para o exterior, principalmente para os EUA, com uma carga
enorme de preconceitos, que afeta muto a vida que a pessoa
vai ter por aqui.
Tambem influencia demais se a pessoa veio para ca de forma
legal ou nao, e isso faz uma diferenca gigantesca.
Eu moro aqui desde 2000, sempre de forma legal, permissao
de trabalho,  seguro social, cartao de credito,
emprestimos, pagando impostos (muitos!!), essa coisa toda.
Minha visao provavelmente serah muito diferente de alguem
que veio com visto de turista e "foi ficando".

Bom, dito tudo isso, vamos lah.
No seu email voce mistura dois conceitos completamente
diferentes, principalmente nos EUA, que sao copensacao
financeira e reconhecimento.
Vamos ver o primeiro, A GRANA. O argumento eh que um
programador no Brasil ganha um salario bom para a media
da populacao, e que isso nao seria verdade nos EUA.
O salario medio de uma familia nos EUA eh de $36.000/ano o
que equivale a algo como $18.00/hora (variando bastante de
estado para estado), jah o salario inicial de um
programador recem formado eh de uns $42.000/ano, variando tambem
de estado para estado, mas mesmo assim mais do que a media
da familia americana. E bem comum falar com o pessoal mais
novo na area e saber que eles ganham mais no primeiro salario
do que os pais jamais ganharam na vida toda. E os pais tambem
tem formacao universitaria. Eh claro que nao estamos falando
de medicos, advogados e outros profissionais liberais, esses
tem media salarial muito mais alta, mas nao no inicio.
Alem disso, se o cara for mais corajoso, pode tentar a vida
como "terceiro", e ai o salario vai para os $80.000/ano, facil.
Primeira Conclusao, programador ganha muito bem por aqui, obrigado.

Segundo argumento, RECONHECIMENTO PROFISSIONAL. Nesse ponto
voce tem um pouco de razao, a sociedade em geral nao ve os
profissionais de computacao com admiracao, principalmente pelas
longas horas de trabalho, fins de semana no escritorio programando,
pagers disparando no meio da madrugada e coisas desse tipo.
Jah na propria empresa, a coisa eh um pouco diferente. Eh verdade que alguns
gerentes "da antiga"ainda acham que todo o programador eh igual, e que nao
faz diferenca quem escreve um pedaco de codigo. Mas isso estah mudando
bastante, na medida que esse pessoal velho (rancos da era COBOL) vai embora
e pessoas com ideias mais modernas chegam a postos de gerencia
Principalmente em empresas onde o negocio eh software, ou onde imformacao
eh crucial para o negocio  (software houses, seguros, financas).

Nota pessoal, meu estupido diretor de projeto COBOLeiro foi finalmente
demitido essa semana, depois de 18 meses de incompetencia absoluta.

Desculpem o longo email, mas nao tive tempo de deixa-lo mais curto.

Silvio