é isso ai, eu tb tinha apenas o conhecimento academico de programação quando
decidi mergulhar de cabeça no Java.
E esta é a unica formula, mergulhar de cabeça.

Com certeza vc precisa saber lógica de programação, se vc ainda não estiver
seguro nessa área é melhor antes vc praticar sua lógica, com pascal mesmo,
oq ajuda bastante nisso é estudar mesmo que um pouco sobre estrutura de
dados.

Agora tome cuidado com uma coisa, esse provavelmente é o pior inimigo de
quem está aprendendo Java, principalmente para os que já estudaram uma outra
linguagem.
Vc não pode querer estudar Java programando desde o começo, Java é
totalmente Orientado a Objeto, e toda a sua filosofia de programação esta
baseada neste paradigma, portanto antes de aprender sobre Java vc precisa
aprender sobre Orientação a Objeto.
Mas não se desespere todos os livros, tutoriais e apostilas que tratam de
Java explicam Orientação a Objeto.
mas tenha em mente que uma base sólida em OO vai fazer vc aprender Java
muito mais facilmente, e um mal entendimento de OO pode fazer vc desistir de
Java por não entender nada.

Ai vai alguma dica sobre a literatura:

Se vc não tem problemas com o inglês recomendo que antes de mais nada de uma
olhada no tutorial da sun http://java.sun.com/tutorial , começe pelo começo.
Quando estiver um pouco mais a vontade com a linguagem recomendo que compre
o livro Java Como Programar.
Não recomendo que começe direto pelo livro, pois esse é um livro bastante
completo sobre Java, um dos melhores, mas na minha opinião deixa um pouco a
desejar na introdução a OO.

Um outro livro que conheço é Introdução ao Java do Peter Jandl Junior, este
é um livro bastande didático, até mais didático que o Java Como Programar ma
minha opinião, mas é claro que muitos vão me criticar por ter dito isso mas
cada um aprende com uma abordagem diferente. Da pra arriscar lê ele sem
conhecimento algum em Java ou OO, porém não se aprofunda tanto em alguns
assuntos como o Java Como Programar, mas tb é uma boa escolha,
principalmente se vc tiver algum problema com o tutorial da sun.

Existem muitos outros livros bom, mas não conheço o conteudo para poder
opinar, mas com certeza o pessoal aki conheçe, portanto qualquer outra
dúvida grita.

E outra coisa importante, esteja sempre participando das listas de discusão
e foruns de Java, mesmo que não escreva nada vc vai aprender muita coisa
interesande com as dúvidas dos outros. E tb sempre participe de eventos
ligados a Java, mesmo q vc ache que vai ficar viajando, isso ajuda MUITO.

acho q já escrevi muito, qqr outra coisa grita!!!