Eu já usei um pouco a java COMM para implementar
protocolos do tipo usado em impressoras fiscais e pinpads.

Resultado: desisti.

Em aplicações do tipo terminal até dá para usar, já que o loop
de eventos passa por um humano. Porem, quando há restrições
de timing no protocolo a ser implementado e o tratamento da
recepção precisa ser feito byte-a-byte, as implementações que
usei da API simplesmente não funcionaram a contento.

O problema não é a API em si, que até que é bem concebida, e sim
as implementações, especialmente a para o Linux, que tentei usar.

O que eu fiz foi criar um pequeno aplicativo em C que atuava como
gateway entre o aplicativo Java e a serial. Para fugir do JNI, optei
por usar um socket tcp na comunicação Java/C.

Uma vantagem desta arquitetura é que, de modo geral, é mais fácil conseguir
código pronto para C/C++ que implementem estes protocolos e o código java
pode tratar o dispositivo com um nível maior de abstração.

Philippe.