Caros colegas,
                     a pouco tempo venho estudando a tecnologia Java, pois antes trabalhava diretamente com Delphi e ASP, mas a pouco tempo tive a oportunidade de estudar Java na faculdade e tive um grande anseio sobre tal, mas apesar de começar a pouco tempo esta tecnologia, me trouxe grande entusiasmo e praticamente deixei de lado o Delphi, não que o Delphi seja uma linguagem fraca, pelo contrário, não existe a melhor linguagem e sim, a que melhor se adeque a sua necessidade. Mas a pouco tempo vem surgindo dúvidas, simples, mas necessárias de serem esclarecidas para mim, pois quando trabalhava com Delphi já havia passado por isso que estou passado. Estou querendo desenvolver uma aplicação de Gestão Escolar em Java, mas para isso me deparo com algumas dúvidas, que são:

- No Delphi a aplicação quando chamava um Form ele demorava pouco, com o Java já demora um pouco mais. Existe alguma forma de otimizar o tempo de carregamento destas aplicações?

- Alguém pode enviar algumas telas de aplicações comerciais ou de Gestão desenvolvidas em Java? (Pode ser as imagens em JPEG, BMP)

- Quais são os padrões utilizados hoje para desenvolvimento destas aplicações? (Framework)

- Quais são as tecnologias que devo dominar para obter sucesso no desenvolvimento destas aplicações?

- Quais IDE's que tem maior produtividade e menor custo, e qual é a mais utilizada no mercado de trabalho? (Eclipse, JDeveloper, JBuilder, J++)

- Quais livros devo obter sucesso no desenvolvimento de aplicações com J2EE?

Bem, sei que são várias questões a serem respondidas, mas essas já estão ótimas caso alguém responda. Obrigado a todos.

Halex Maciel
Cuiabá-MT
Técnologo em Processamento de Dados