Ola pessoal,
Bom Dia

Estou fazendo programa cliente/servidor para envio de mensagens entre usuários de uma intranet,
O Software está até legal, mas devido aos usuários resolvi fazer ele paginar uma JTextArea automaticamente,
ai ele uma Hora faz o Scroll automático, outra hora vai até a metade do que deveria e outra outra não desce,
alguem tem alguma idéia ?

no construtor eu faço:

//area de texto(output)
//ficará sempre desabilitada
txtVisor = new JTextArea();
txtVisor.setEnabled( false );
txtVisor.setFont(new Font("Serif", Font.ITALIC, 16));
txtVisor.setLineWrap( true );
txtVisor.setWrapStyleWord(true);

//a area de texto sera jogado dentro de um objeto de rolamento ...
scrlVisor = new JScrollPane( txtVisor );
scrlVisor.setVerticalScrollBarPolicy(JScrollPane.VERTICAL_SCROLLBAR_ALWAYS);
c.add(scrlVisor, BorderLayout.CENTER ); // o qual é colocado no meio da tela

no método de paginação/atualização de mensagens eu seto:

//envia menssagem para o usuário
public void mensagem(String dados){

txtVisor.append(dados);

JScrollBar vertical = new JScrollBar(); //receberá um instancia vertical da barra de rolagem do Visor
int tamanho;

  //obtem a barra de rolagem vertical
  vertical = scrlVisor.getVerticalScrollBar();

tamanho = vertical.getMaximum();

  //move para a posição da última mensagem ???
  vertical.setValue(tamanho);

}

Valeu Miguel.