RIOWUG - 3º MEETING DE 2006

TEMA DO MÊS: QUALIDADE DE SOFTWARE

06/07/2006 - 19:00/21:00

Auditório do SENAC - Rua Santa Luzia, 735/7º andar

 

O Grupo de Usuários Websphere do Rio de Janeiro tem o prazer de convidar a todos os interessados para participar de seu próximo encontro, marcado para o dia 6 de julho (quinta-feira que vem) às 19 horas no auditório do SENAC-Santa Luzia (próximo ao Consulado Americano e ao Metrô Cinelândia - saída Santa Luzia). Para este mês, o tema escolhido pelos seus membros é Qualidade de Software.

"Qualidade de Software é uma área de conhecimento da Engenharia de Software que estuda as propriedades da Qualidade de produtos e processos de desenvolvimento de software. A definição mais universalmente aceita para o assunto, é a de Brooks: Qualidade é a conformidade a requisitos. Essa definição exige determinar dois pontos: i) o que se entende por conformidade; e ii) como são especificados - e por quem - os requisitos. As duas vertentes - qualidade de produto e qualidade de processo - são complementares e inter-dependentes. Espera-se que a qualidade do processo de fabricação tenha um impacto positivo sobre o software obtido. Entretanto, tal objetivo será atingido se houver uma compreensão clara de que os processos devem fornecer todos os mecanismos necessários para especificar o produto e controlar a fabricação."

- retirado do WikiPédia -

Atingir padrões internacionais de qualidade e produtividade no setor de software é condição essencial na busca da competitividade mundial das indústrias. O caminho para a excelência do software brasileiro passa pela qualidade. A adoção de normas, métodos, técnicas e ferramentas da qualidade e da engenharia de software promovem a melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços de software das empresas de TI, de modo a torná-las mais capacitadas a competir no mercado globalizado.

Agenda

19:00 - 19:10 : Abertura

19:10 - 20:00 : Tutorial

20:00 - 20:50 : Caso de Sucesso - SERPRO

20:50 - 21:00 : Coffee Break

ATENÇÃO: Não se atrase. O evento começará rigorosamente no horário marcado.

Palestrante : Sérgio Trevas Auto

É membro do SEPG do SERPRO desde o ano 2000, onde atuou na definição e implementação do processo de software padrão daquela empresa. Atualmente esse processo se encontra aderente ao nível 3 do CMMI. Coordenou diversos grupos de trabalho e participou da transição do CMM para o CMMI. Também é Consultor de Implementação do MR.MPS. É Analista de Sistemas do SERPRO desde 1985, tendo realizado trabalhos nas áreas de testes automatizados de sistemas, middleware, inteligência artificial, desenvolvimento de aplicações, e suporte. De 1981 a 1985 trabalhou na COBRA Computadores onde foi projetista de software atuando nas áreas de automação bancária, desenvolvimento de sistemas operacionais e firmware. Em 1981 obteve o grau de bacharel em Ciência da Computação pela UFPE.

Inscrições

Devem ser feitas através do endereço https://secure.websphere-ug.org/check_user?type=meeting&meetid=867 (é necessário se cadastrar como membro do grupo). O evento é gratuito.

Maiores informações no endereço do grupo: http://www.websphere.org/websphere/Site?page=ugdetail&groupId=106

__._,_.___


SPONSORED LINKS
Basic programming language C programming language Computer programming languages
The c programming language C++ programming language Software programming language


YAHOO! GROUPS LINKS




__,_._,___

Atrašyti