Alô Jonas,

On Fri, 16 Sep 2011 09:29:15 -0700 (PDT) Jxonas <jxo...@gmail.com> wrote:

> vou ter a oportunidade de dar um mini curso de Common Lisp na semana
> da Matemática do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e
> Computação Científica) da Unicamp. Os participantes levarão seus
> notebooks e teremos o seguinte esquema de horários: das 10h às 12h
> configuração do ambiente e introdução da linguagem e das 14h às 18h o
> minicurso em si (a data ainda não está fechada, só sei que vai ser em
> um sábado).
>
> O tema do mini curso é livre. Pode ou não ser relacionado a assuntos
> de matemática. Algum jogo simples, um website com enquetes para fazer
> [...]

Parabéns pela iniciativa.  Muito legal.

Dependendo do público alvo, pode ser um desafio.  Tenho a impressão de
que deixar o usuário familiarizado com o ambiente para programação em
Lisp (e.g., instalar/usar o compilador, editor etc) normalmente é uma
barreira crítica a ser vencida.  Com relação à linguagem, uma boa
contextualização (os porquês das coisas serem como são) também é super
importante.

Uma estratégia que talvez seja interessante é tentar adaptar algum curso
(de outra linguagem de programação) com propósito e dinâmica
semelhantes.

Mario
--
http://parenteses.org/mario